Como evitar os 8 maiores erros freelancer para não vacilar mais? Para não cair em ciladas que só quem trabalha por conta própria sabe que existem, vale uma regra de ouro: ter organização.
A minha jornada como empreendedora digital começou em 2019, quando fundei a minha empresa de produção de conteúdo.
De lá pra cá passei por muita coisa e é claro que eu mesma cometi alguns erros freelancer. Mas a vida ensina e estou aqui para te mostrar o que é importante você observar.

Foto: Freepik
Como freelancer, você vai ter que lidar com pessoas de todos os tipos, mas basicamente o que todos os seus contratantes querem é um serviço de qualidade a um preço justo, certo?
Nem sempre. Você pode ser um ótimo profissional e fazer um trabalho impecável, mas se cometer esses erros freelancer, sua reputação pode ir literalmente para o brejo. Quer ver só?
1) Ser desorganizado
Se você é desorganizado na vida, provavelmente também será na sua área profissional. E isso é fatal para um freelancer.
Se a sua mesa é uma zona, seu material de trabalho está espalhado e tem papel misturado em tudo quanto é canto, cuidado! Esses sinais servem de alerta de que algo está muito errado.
Se sua vida anda um caos, se policie para que isso não afete a sua vida profissional. Comece limpando a sua mesa e anote o que é importante numa agenda. Organização é o mínimo!
2) Se distrair fácil
A distração é outro erro freelancer que pode arruinar a sua reputação. Hoje em dia estamos reféns de notificações do celular, redes sociais, televisão, criança pedindo atenção, cachorro latindo.
Será que você consegue passar por isso ao longo do seu dia, em pleno home office, sem se desviar dos seus freelas? Responda com sinceridade!
Claro, não é preciso levar a ferro e fogo. Dar uma olhadinha no WhatsApp não arranca pedaço de ninguém.
O que não pode é ficar distraído por horas nas redes sociais, sendo que você ganha muitas vezes por hora. Não desperdice seu tempo com bobagem.
3) Não descansar
Por maior que seja a quantidade de serviço para entregar, não esqueça de se levantar da frente do computador para tomar um café, dar uma espreguiçada e até conversar com alguém.
O descanso ajuda a aumentar a produtividade. Mas olho no relógio. Não é para esquecer da vida.
Faça pausas programadas de 10 a 15 minutos ao longo do seu dia. Você vai ver como vai te fazer bem.
4) Não se atualizar
Esse é um dos erros freelancer mais comuns e que muita gente não se dá conta.
Quando eu comecei a trabalhar como jornalista freelancer, eu logo observei que na minha área os contratantes queriam que eu soubesse fazer o SEO dos conteúdos que eu produzo.
E eu não sabia, tive que me virar e fazer um curso para atender a demanda do mercado.
Se você não está antenado com o que acontece no seu mundo profissional, vai acabar ficando para trás. Então, não pare de se atualizar.
5) Não entender direito o trabalho
O seu cliente te oferece um trabalho e, na ânsia de pegar o serviço, você não tira todas as dúvidas do projeto. Cuidado! Essa é a fórmula certa para o desastre.
Se você não entender o que seu cliente quer, vai acabar errando feio e tendo que refazer o seu projeto. Não tente adivinhar. Pergunte, pergunte e pergunte até entender direitinho o que é para fazer.
6) Não revisar o seu serviço
Ao terminar um serviço, nunca, mas nunca entregue para o seu cliente sem fazer uma boa revisão. Isso é importante para que você não deixe nenhum furo com o seu cliente.
Dos erros freelancer, este é o mais fácil de cometer por causa de desleixo com a própria tarefa.
Se você organizar bem a sua rotina de trabalho terá sempre um tempinho importante para conferir todos os detalhes do projeto antes de enviar para o cliente aprovar.
7) Trabalhar sem garantias
Sabe aquela expressão “Corre que é cilada, Bino!”, que ficou famosa no seriado “Carga pesada”? Trabalhar sem a segurança de um contrato ou a proteção de um portal de trabalho freelancer é exatamente isso.
De fato, isso se torna um complicador porque o freelancer acaba muitas vezes trabalhando para receber 100% do seu serviço apenas quando entrega, e o risco de calote é grande.
Se você vai prestar serviço para um cliente pela primeira vez, faça um contrato ou seja contratado por uma plataforma online.
Não trabalhe pra ninguém sem garantia de que irá receber. A pior coisa para um freelancer é ver um projeto se tornar uma dor de cabeça.
8) Não ter o seu CNPJ
Muita gente vira freelancer e depois fica desesperada atrás de algum conhecido para tirar uma nota fiscal. Não passe esse tipo de perrengue. Abra uma empresa MEI e tenha seu próprio CNPJ.
Você pode abrir uma empresa como microempreendedor individual acessando o Portal do Empreendedor. E sem precisar gastar R$ 1 sequer.
E embora não seja obrigatório, abra uma conta pessoa jurídica para o seu negócio.
A conta PJ é importante para criar relacionamento com o banco e ter um score, que pode ser decisivo no futuro, se você for pedir empréstimo.
Leia mais: 5 dicas para melhorar seu trabalho em casa
Trabalhar por conta própria exige foco, compromisso e responsabilidade, mas todo profissional está sujeito a cometer erros freelancer.
Isso é normal e faz parte do processo de aprendizagem. O importante é aprender com os erros freelancer para não vacilar e perder boas oportunidades profissionais.
Independência financeira
Se você tem vontade de ganhar dinheiro de forma consistente na internet e sonha em ter seu próprio negócio, eu recomendo você conhecer o Fórmula Negócio Online, treinamento em marketing digital do Alex Vargas.
Pra você ter uma ideia, o Alex já ensinou mais de 100 mil alunos a ganhar dinheiro com a internet e com certeza vai te ensinar tudo passo a passo.
Sabe este site que você está lendo este artigo? Fui eu que fiz ele inteirinho, nas aulas do Alex. As dicas dele têm sido decisivas para o crescimento da minha empresa.
Se você quiser conhecer o FNO, CLIQUE AQUI para ter acesso a uma oferta especial.
Eu espero que este conteúdo tenha sido útil pra você.
Não perca os artigos do site Midiatreino, acompanhe minhas redes sociais e se inscreva no meu canal no YouTube.
Até a próxima.
Deixe um comentário