Você alguma vez já se deparou com pessoas tóxicas? Não faz ideia do que eu estou falando?
Esse tipo de gente contamina qualquer ambiente com energia ruim e pode te deixar doente.
Acredite: você convive com elas o tempo todo: na família, em eventos e principalmente no trabalho.
Infelizmente, pessoas tóxicas não vêm com rótulo ou algum tipo de alerta. Mas como qualquer toxina, você precisa evitar ou limitar sua exposição a esse tipo de gente ou até mesmo cortar de vez o convívio.

Foto ilustrativa: Pixabay
Neste artigo eu vou te ajudar a identificar 10 tipos de pessoas tóxicas. E depois de listar todas elas, vou te contar o que a convivência com gente nociva no ambiente de trabalho é capaz de fazer com o seu corpo e com a sua saúde.
Pessoas tóxicas exalam algum tipo de sentimento ou característica ruim que pode afetar seu dia a dia. E se você é um empreendedor, um empregado ou um freelancer, isso pode atingir sua energia em cheio.
Esse tipo de gente mina nossa alegria com desânimo e pessimismo. São pessoas arrogantes e incapazes de reconhecer um erro, ignoram seus limites, são desonestas e ainda gostam de se passar por vítimas.
Leia mais: 7 top dicas para gravar vídeos sem medo
Por isso, a melhor estratégia para lidar com elas é identificar como cada tipo age para que você seja capaz de neutralizar sua influência.
Pessoas tóxicas para evitar
1. O arrogante
Oh tipinho difícil! O arrogante é diferente do confiante. O confiante inspira. O arrogante amedronta. Esse é o tipo de pessoa que só se sente feliz mostrando que é superior aos outros. Não dá, melhor evitar!
2. O invejoso
Invejoso tem em todo lugar, mas há alguns que estão num nível hard.
Esse tipo de gente nunca está feliz e é incapaz de se alegrar com as coisas boas que acontecem com você. Sinceramente, você não precisa conviver com essa energia ruim. Fuja!
3. O juiz
Já reparou como tem juiz de plantão pra tudo, principalmente nas redes sociais?
Pessoas que julgam demais tiram conclusões rápidas sem saber a fundo do que se trata. Só se sentem felizes criticando algo ou alguém. Esse tipo de gente é um péssimo ouvinte. Cuidado.
4. O pessimista
Pessoas negativas, pessimistas, vivem ressentidas, irritadas e desconfiadas de tudo.
Esse tipo de gente é uma espécie de vampiro energético e não é raro você ter a sensação de que ele suga sua vida. Fique longe de tanta negatividade.
5. A vítima
Se tem um tipo de pessoa que mais me irrita é aquela que sempre se faz de vítima. Elas são incapazes de reconhecer um erro, colocam a culpa sempre em alguém. Jamais assumem a responsabilidade por algo.
6. O controlador
Esse é o tipo que nunca te deixa respirar. Pra disfarçar a insegurança, fazem questão de não delegar nada e vigiam tudo o que você está fazendo. Dar uma opinião, nem pensar.
O controlador nunca vai facilitar nada pra você.
7. O mentiroso
Esse é o tipo de pessoa tóxica mais perigosa de se conviver porque você nunca poderá confiar na palavra dela.
Eles vão mentir para você sobre outras pessoas e inventará mentiras sobre você para outras pessoas. Todo cuidado é pouco.
8. O ganancioso
Conviver com uma pessoa que só fala e age para ganhar mais, alcançar mais, sem se importar com os outros é extremamente tóxico.
O ganancioso quer o que é seu ou dos outros, e não mede esforços para te prejudicar. Abra o olho.
9. O fofoqueiro
Com certeza você já conheceu alguém na vida cuja língua não cabe dentro da boca. O fofoqueiro não distingue especulação e realidade.
Cuidado com esse tipo: ele usa a fofoca de forma maldosa para atingir alguém. Nunca é inofensiva.
10. O mau caráter
Por fim, o tipo de pessoa que eu considero o mais tóxico e perigoso de todos: o mau caráter.
Quem não é honesto e íntegro é capaz de trair, fofocar e manipular para conseguir o que quer.
Se você estiver atrapalhando o caminho de um mau caráter, ele vai fazer de tudo para te derrubar. É por isso que o ideal é se afastar ou cortar relações com esse tipo de gente.
Uma coisa importante é entender que ambientes, pessoas e comportamentos tóxicos atingem diretamente a nossa saúde.
Quando o corpo reage a uma situação de estresse, ele libera um hormônio chamado cortisol.
Essa substância é produzida pelas glândulas suprarrenais, que ficam acima dos nossos rins, e tem como principal função controlar o estresse em nosso organismo.
O problema é que quando ele é liberado em grande quantidade no corpo por causa desse tipo de estresse, ele trabalha de forma ativa no cérebro, causando problemas como insônia, cansaço prolongado e falta de concentração.
Ele também pode agir de tal maneira no seu cérebro a ponto de você se tornar uma pessoa que se estressa com facilidade.
Se você vive um clima ruim com uma pessoa tóxica, isso se torna muito estressante para sua cabeça.
Dependendo da situação, você pode vir a desenvolver um quadro de depressão e síndrome do pânico. Isso não é brincadeira!
E dá para se proteger de pessoas tóxicas?
Nem sempre é possível cortar de vez o convívio com pessoas tóxicas. Mas você pode se proteger. Não ceda aos caprichos dessas pessoas.
Use a inteligência emocional para controlar emoções e sentimentos.
Fazer meditação também ajuda a manter a clareza mental e a ter foco nos negócios.
Se você quiser conhecer um método completo que irá te ajudar a se fortalecer mentalmente para enfrentar gente tóxica, CLIQUE AQUI para conhecer o curso Meditação: o que é e como funciona.
Pessoas tóxicas não admitem que erraram e não vão te pedir desculpas. Pare de gastar energia de forma inútil.
Não deixe que elas te ponham para baixo e não aceite ofensas de qualquer espécie.
Mantenha a calma sempre, respire fundo e não responda uma pessoa tóxica com raiva, para não dar munição a ela.
Não se intimide com gente do olho ruim e diga não quando julgar necessário. Evite quem te faz mal e siga confiante, com foco total nos seus objetivos.
Eu espero que esse conteúdo tenha sido útil pra você. Quer saber mais como ter o seu negócio online? Deixe sua dúvida, seu comentário.
Acompanhe minhas redes sociais, se inscreva no meu canal no YouTube e deixe o seu like. Até a próxima.
Deixe um comentário