Procrastinar pode ser definida como a arte de deixar para amanhã. Será que você anda sofrendo disso? Então está na hora de dar um basta nessa situação para não comprometer a sua vida profissional.
Cá entre nós: pelo menos uma vez na vida você deixou para depois algo relativamente importante, certo?
E o resultado disso foi estresse e culpa por ter que fazer tudo às pressas?
Isso tem um nome: procrastinação! E pode ter sérias consequências na sua carreira se você não se cuidar.
Adiar as tarefas é contraprodutivo quando se quer otimizar o tempo e aproveitar o máximo do seu dia de trabalho.
Procrastinar pode ser algo consciente ou inconsciente. Em ambos os casos, inclui uma decisão de “empurrar” a atividade para depois, colocando no lugar dela uma outra atividade mais prazerosa.
Por exemplo, você deveria arrumar a casa pela manhã, mas resolveu passar o tempo navegando no Instagram. Ou seja, você procrastinou! E sua casa ficou suja!
Leia mais: 5 dicas para melhorar seu trabalho em casa
Acredite, procrastinar é mais comum do que parece. Pesquisa feita pela Fundação Estudar, em parceria com a MindMiners, revelou que 52% dos entrevistados afirmaram que a procrastinação é o maior inimigo da sua produtividade.
O pior é que há ainda aqueles que além de procrastinar, não conseguem usar o estresse gerado para tomar uma atitude e simplesmente não conseguem concluir a tarefa.
Mas por que procrastinar é tão irresistível?
Isso ocorre porque o cérebro humano prefere a recompensa imediata. Logo, ele tende a lutar com tarefas que prometem vantagens futuras em troca de esforços no presente.
Procrastinar pode afetar sua saúde
Os efeitos da procrastinação podem ser devastadores e causar problemas no trabalho, nos relacionamentos e até mesmo na saúde.
Pessoas que sempre enrolam e adiam suas tarefas apresentam mais dores de cabeça, de estômago e ficam doentes com mais frequência.
Procrastinar também pode aumentar o nível de estresse, baixando as defesas do sistema imunológico. Então, cuidado!
Existe uma tendência a acreditar que as pessoas que procrastinam fazem isso porque são preguiçosas. Mas não é bem assim.
Motivos além da preguiça
Há sim motivos que vão além da preguiça. O medo, por exemplo, é um deles. Medo de errar, medo do que virá depois que a tarefa for concluída.
Outro fator é a pessoa estar cansada. Se ela trabalhou o dia inteiro, estudou e chegar no fim do dia sem conseguir fazer nada, dá pra dizer que ela está procrastinando?
Outro motivo é quando a tarefa é muito grande ou complexa e a pessoa não entende parte do que é pra fazer. Então, ela procrastina todo o serviço porque não sabe executar uma tarefa que está dentro dele.
E outra razão é a falta de organização. Muitas vezes você tem muitas coisas na sua cabeça e simplesmente não sabe por onde começar. E aí essa situação te paralisa e você não consegue iniciar a sua tarefa.
Quando você identifica o motivo que te faz procrastinar, consegue enfrentar o problema e agir para que ele não volte a acontecer.
Como driblar a vontade de enrolar?
Quem trabalha com produção de conteúdo ou realiza tarefas como freelancer, por exemplo, precisa se policiar o tempo todo para não procrastinar e depois se enrolar na hora de entregar os projetos.
No meu dia a dia, posso dizer que a melhor maneira de obter sucesso contra a vontade irresistível de procrastinar é usar a força de vontade como impulso inicial.
Depois disso, é preciso ainda garantir a consistência, transformando a ação em hábito.
Vou compartilhar aqui com você 6 dicas que sempre sigo para evitar a procrastinação:
Evite dormir mais um pouquinho
Dê cartão vermelho na procrastinação logo ao acordar. Esqueça a função soneca do celular de uma vez por todas. Quando o alarme tocar, levante da cama.
Entenda a razão para procrastinar
Reflita sobre a razão real do adiamento das tarefas e recorra a táticas de regulação emocional, como reformular o modo como você vê uma situação ou nomear a emoção que você está sentindo.
Corte aquilo que te distrai
Bloqueie as distrações, como as notificações no celular e as redes sociais. Se a internet é o problema, tente desligar seu wi-fi enquanto trabalha.
Não seja multitarefa
Faça uma coisa de cada vez. Evite fazer várias tarefas ao mesmo tempo. Lembre-se que você é uma pessoa só, não é uma máquina.
Gerencie o seu tempo
Cuide melhor do seu tempo enquanto estiver trabalhando. Experimente usar um Pomodoro timer ou outro alarme para administrar suas tarefas e pausas para descanso.
Imprevistos acontecem
Faça planos que incluam imprevistos. Mesmo que você se disponha a parar de enrolar, imprevistos podem acabar com seus planos. Se eles ocorrerem, resolva e volte para seu plano inicial. Resista à tentação de deixar para depois.
A bem da verdade, se você vive apagando incêndios por causa da procrastinação, saiba que você está comprometendo seriamente seu futuro profissional.
Quem vai querer trabalhar com uma pessoa que tem fama de enrolada?
No lugar de passar o dia procrastinando para não lidar com determinado problema, por que você não experimenta trabalhar na tarefa por apenas 5 minutos?
Quando os 5 minutos terminarem, você estará livre para seguir o trabalho ou fazer outra coisa. Repita isso por alguns dias até concluir o que precisa realizar.
O mais interessante desta técnica é que ela não ensina apenas a como parar de procrastinar: ela treina a mente para realizar tarefas com mais agilidade.
Ninguém sente orgulho de procrastinar. No geral, esse ato vem acompanhado de culpa e estresse.
Tenha plena consciência de que você é o único responsável por suas escolhas.
Logo, somente você pode tomar uma atitude real para mudar de vez essa situação e parar de procrastinar.
Eu espero que este conteúdo tenha sido útil pra você.
Não perca os artigos do site Midiatreino, acompanhe minhas redes sociais e se inscreva no meu canal no YouTube.
Até a próxima.
Deixe um comentário