Conteúdo patrocinado é uma das opções de freelas que podem ser bastante atrativas para quem está começando neste universo do jornalismo empreendedor. Mas você sabe escrever um texto sem que ele pareça propaganda?
As matérias patrocinadas são um tipo de notícia ou artigo que as empresas pagam para publicar em revistas, jornais, portais de notícias e outras mídias.
O conteúdo patrocinado é vantajoso porque empresta a credibilidade do jornalismo a uma empresa, produto ou serviço que tem como objetivo vender.
Quando é veiculado em grandes veículos de comunicação, pode aumentar a confiança e a fidelidade do consumidor a uma marca.
Conteúdo patrocinado x conteúdo jornalístico
Embora sejam publicados na forma de notícia, há diferenças importantes entre conteúdo jornalístico e patrocinado:
- O conteúdo jornalístico é pago pelos assinantes e compradores de um jornal, revista, portal, etc. Serve para informar a sociedade sobre temas do cotidiano. Ele é produzido em favor do cidadão.
- Já o conteúdo patrocinado é pago pelas empresas que pretendem anunciar uma marca, um produto ou um serviço específico. O foco dele não é cidadania, embora tenha caráter informativo. Seu objetivo é vender.
Leia mais: Procurando freelas? Veja 7 dicas valiosas
Leitor sabe que o conteúdo é pago
E o leitor fica sabendo que uma matéria é jornalística e a outra é um conteúdo patrocinado?
Sim, ele fica sabendo. Esse tipo de material recebe uma sinalização na página, que informa que aquele material foi feito sob encomenda.
O que vai diferenciar o material de uma propaganda? O fato de ser uma matéria jornalística, feita para responder as perguntas básicas do leitor dentro de um universo de interesse.
Dicas para escrever conteúdo patrocinado
Como escrever esse tipo de conteúdo patrocinado na prática? Vamos imaginar que você tenha sido contratado por uma concessionária de carros para bombar o fim de semana de vendas na cidade.
Em primeiro lugar você deve conversar bastante com o cliente para saber qual é o objetivo dele, o que ele quer que apareça em destaque e que tipo de formato ele gostaria de trabalhar.
Um modelo que traz bastante interação com a audiência da internet é o quiz, porque atrai a curiosidade das pessoas. Ele pode ser casado com uma matéria, por exemplo.
Você pode pegar os cinco tipos de carros de cada segmento que o cliente quer vender e criar um quiz do tipo “Qual carro combina mais com você?”
E a matéria pode ter uma pegada do tipo “Mais de 300 carros em oferta com parcelas para pagar depois do Carnaval”.
Aí você deve estar se perguntando: conteúdo patrocinado dá resultado? Dá resultado, sim. Ele é feito para despertar o interesse das pessoas em consumir.
Se eu quero trocar de carro e vejo uma oferta interessante num portal de notícias confiável, no mínimo eu vou clicar ali para saber como vai ser a promoção na concessionária.
Leia mais: Cursos para jornalistas bombarem no mercado
Outro exemplo. Vamos supor que o Detran do seu estado vai realizar uma semana especial de alerta sobre acidentes de trânsito.
Ele pode encomendar a um jornalista um pacote de matérias, por exemplo, falando dos riscos de beber e dirigir, a importância de fazer a revisão veicular, os cuidados no transporte de crianças e animais, entre outros temas.
Para fazer isso, o jornalista pode pesquisar estatísticas relacionadas a álcool e direção, detalhar a legislação para transporte de crianças e animais, as multas para falta de documentação, entrevistar especialistas em trânsito, o diretor do Detran…
Mas tudo deve ser muito bem acordado com o cliente para evitar surpresas de última hora. Se for entrevistar um personagem, confira com o contratante se é de interesse dele que essa pessoa apareça.
Como você pode ver, embora tenha objetivo de vender uma marca, escrever conteúdo patrocinado requer boa apuração e texto de qualidade.
Nunca bajule o cliente
Jamais bajule contratante, usando adjetivos para florear o texto. Conteúdo patrocinado não pede esse tipo de coisa.
Por isso o despacho com o cliente é importante, para você entender bem o que ele quer, o que ele não quer e captar a essência da matéria.
Por que o conteúdo patrocinado é bem-visto pelas empresas e tem espaço cativo nos grandes portais? Porque quando é realizado com cuidado e profissionalismo, pode aumentar a fidelidade do público em relação a uma marca.
Oportunidade de empreender
Para o jornalista empreendedor, é uma ótima oportunidade de escrever sobre vários assuntos e ficar conhecido junto às empresas, que podem querer trabalhar com você no futuro novamente.
É claro que existem questões éticas no meio de tudo isso. Há quem diga que conteúdo patrocinado tem objetivo de enganar a audiência travestido de notícia. Que é uma espécie de jornalismo vendido.
Mas nosso mercado se transforma todos os dias, e se esse tipo de produto tem tido saída, é porque ele é valorizado e contribui para o sustento financeiro dos veículos de comunicação.
Uma coisa é certa: a habilidade de contar uma boa história está cada vez mais valiosa.
Eu espero que este conteúdo tenha sido útil pra você.
Não perca os artigos do site Midiatreino, acompanhe minhas redes sociais e se inscreva no meu canal no YouTube.
Até a próxima.
Deixe um comentário