Recentemente, uma pane de alcance mundial tirou do ar por cerca de 7 horas três das maiores plataformas digitais do planeta. Muita gente perdeu vendas, clientes, negócios… por não ter pilares que garantam uma presença online forte e sólida.
E quais são esses pilares? Vem comigo que eu te explico direitinho.
A pane que tirou do ar o Facebook, o Instagram e o WhatsApp em todo o mundo, em outubro de 2021, deixou muita gente desesperada.
Pequenos negócios precisam da internet para vender, para falar com o cliente, tirar as dúvidas deles. Necessitam ter uma presença online forte e sólida.
Aí eu te pergunto: se o Facebook, o Instagram e o WhatsApp acabassem de uma hora para outra, como você iria se virar?
Ah, você iria migrar para outras plataformas. Ótimo, o caminho é esse! Mas você teria que iniciar tudo do zero. Já pensou nisso?
Sabe por que isso aconteceria? Por que você não criou a sua base de clientes na internet. Isso só é possível quando você tem o contato do seu cliente, como nome, telefone ou e-mail. Número de seguidores não faz a menor diferença! A base de clientes você constrói dia a dia.
Dependendo do tamanho da sua empresa, vale a pena investir numa ferramenta de automação chamada CRM, para administrar toda a jornada de compra dos seus clientes e realizar o pós-venda.
Mas para quem tem uma pequena empresa e não quer ficar na mão do Facebook, do Instagram e do WhatsApp – que por acaso pertencem à mesma empresa –, é preciso construir uma presença online bem estruturada na internet.
Pilares de uma presença online forte
Existem pelo menos 4 pilares que você precisa construir na internet todos os dias, com o esforço resiliente de uma formiguinha, para não ficar na mão do dia para a noite. Confira:
1) E-mail marketing
Esse é o pilar número um da sua presença online. É o seu ativo mais importante! Vamos supor que as redes sociais onde a sua empresa tem um perfil acabassem… agora! Imaginou?
Ninguém coloca a mão na sua lista de e-mail marketing. Simples assim!
No e-mail marketing, as mensagens são usadas para promover produtos e serviços, criando relacionamento com as pessoas. É um excelente meio de comunicação e de vendas.
Hoje em dia você consegue saber até quantas pessoas abriram a mensagem que você enviou, o que é ótimo para entender se a sua comunicação está surtindo efeito.
Isso, desde que você contrate uma ferramenta só para isso, mas é possível analisar essas métricas.
Dentre os benefícios do e-mail marketing estão a troca de informações, redirecionamento do tráfego, mensagens personalizadas; design simples, baixo custo, rastreamento; direcionamento de campanhas, aumento de receita, entre outros.
Eu já ouvi muita gente dizendo por aí que as pessoas não leem mais e-mail. Eu discordo!
As notificações de novas mensagens chegam sempre no meu celular e quando acho interessante, eu leio.
O desafio é ser interessante para o cliente, mas isso você já enfrenta todos os dias com seus anúncios e posts, não é mesmo?
2) Aplicativos de mensagens
Já sobre o outro pilar, que são os aplicativos de mensagens, você deve estar se perguntando: o WhatsApp é um desses apps e deixou todo mundo em outubro de 2021. Como posso confiar?
A resposta é uma só: NÃO dá para confiar. Para ser um pilar da sua presença online, você não deve trabalhar apenas com ele.
Tenha também uma conta no Telegram e mande seus conteúdos pelos dois aplicativos. Construa essa base de clientes diariamente, enviando informação útil e ofertas.
Assim, você reduz os riscos de ficar escravo de um serviço de envio de mensagens. Só tome cuidado para não inundar os grupos com diversas propagandas e irritar as pessoas.
No aplicativo de mensagens você também constrói relacionamento! Se coloque no lugar do seu cliente e procure entender se ele gostaria de ficar num grupo onde só tem propaganda. Ele cai fora, não se iluda!
3) Site ou blog
Ter um site ou blog é um pilar importante para a presença online do seu negócio.
Pense no site como a sua casa na internet, o lugar onde as pessoas irão encontrar as informações mais importantes sobre a sua empresa.
Já no blog você pode publicar artigos relacionados ao seu nicho de mercado, tirando dúvidas mais comuns dos seus clientes.
Lembre-se que o site é uma porta de entrada de consumidores para a sua empresa. Então, facilite o contato. Tenha botões para direcionar as pessoas para o WhatsApp e o Telegram do seu negócio.
Também ofereça conteúdo gratuito de interesse do seu cliente para baixar em troca do nome e do e-mail dele.
E não demore para responder as mensagens que as pessoas deixarem no site.
Você pode estudar as estatísticas do seu site usando uma ferramenta gratuita chamada Google Analytics. Com ela, você pode fazer essa análise e determinar os próximos passos da sua estratégia digital.
4) Redes sociais
É claro que você não deve pular fora das redes sociais. Eleja as mais importantes para o seu negócio e siga divulgando seus produtos e serviços nelas.
Facebook e Instagram são excelentes plataformas de entretenimento e vendas. Mas não existem apenas elas. Dependendo da natureza do seu negócio, avalie ter um canal de vídeos no TikTok ou YouTube, ou um perfil no LinkedIn.
Mas use o alcance delas para levar mais gente para a sua lista de e-mail marketing e aplicativos de mensagens.
Trabalhe a sua presença online de forma combinada. Isso é excelente para criar uma relação de confiança com o cliente.
Se você tem um restaurante e quiser atrair pessoas para sua lista de e-mail no mês de junho, por exemplo, ofereça um e-book com 5 receitas gostosas feitas com milho para incrementar o arraiá do cliente.
Para baixar essas receitas, basta o cliente informar o nome e o e-mail em um formulário eletrônico para que você possa enviar o conteúdo para ele.
Com isso, você captura o contato dele e essa informação passa a ser sua, já que o cliente fornece esses dados de livre e espontânea vontade. Assim você usa as redes sociais ao seu favor e constrói aos poucos a sua base de dados.
Leia mais: Como ter sempre novas ideias de conteúdo
É claro que cada um desses pilares da sua presença online deve ser alimentado diariamente com conteúdo de qualidade estratégico e bem direcionado, voltado para a persona do seu negócio.
A grande lição que o apagão em três importantes plataformas digitais nos deixa é que não podemos restringir nossa presença online.
Crie canais digitais para facilitar que as pessoas cheguem até o seu negócio, e assegure que elas serão bem-recebidas.
Quanto mais você facilita esse acesso, mais o seu cliente se sente estimulado a entrar em contato, a entrar para sua lista de e-mail marketing, a consumir seus produtos e serviços. Pense nisso!
Não perca os artigos do blog Midiatreino, acompanhe minhas redes sociais e se inscreva no meu canal no YouTube.
Sabe este site em que você está lendo este artigo? Fui eu que fiz ele inteirinho, num super treinamento online de marketing digital. Se você quiser conhecer este curso e ter a formação mais completa do Brasil, CLIQUE AQUI para ter acesso a uma oferta especial.
Até a próxima.
Deixe um comentário