Quer trabalhar como jornalista independente, mas não sabe onde encontrar os freelas necessários?
Eu vou te dar 7 dicas para enfrentar o caminho das pedras e descolar boas ofertas de trabalho como jornalista MEI.
Mas afinal, onde estão os freelas pra trabalhar como jornalista independente? Você duvida que eles existam? Então vamos lá.

Onde estão os bons freelas?
1) Rede de contatos afiada
Mantenha sua rede de contatos atualizada e afiada. O que isso significa? Dentro da sua rede há pessoas-chave que podem ser muito úteis na indicação de futuros trabalhos.
Foi a primeira estratégia que acionei quando abri minha empresa e consegui meus primeiros freelas. Falei com meus colegas e eles me deram o suporte que eu precisava.
2) Acione colegas nas redações
A partir dos primeiros trabalhos que você pegar, mantenha seus colegas nas redações sempre atualizados sobre o que você anda fazendo, quem são seus assessorados, sempre se colocando à disposição para colaborar em futuras pautas.
Seus colegas são sempre consultados por empresas pedindo indicações para trabalhos independentes.
Se você é competente e bem-relacionado, será sempre lembrado, principalmente porque você tem nota fiscal.
3) Faça contatos com agências
Faça contatos com agências de comunicação e assessorias. Muitas vezes elas pegam trabalhos que podem ser repassados para um profissional freelance, com empresa legalizada, como um jornalista MEI.
Eu mesma trabalho dessa forma e tem dado muito certo.
4) Freelas em sites de notícias
Escrever para sites de notícias. Você pode ser um colaborador, escrever uma coluna ou mesmo produzir textos por demanda para veículos de comunicação.
Se você não for criar um vínculo diário que seja necessário assinar sua carteira, você pode produzir textos para esses sites e ganhar por isso.
5) Portais de empresas
Criar textos para sites de empresas. Esse tipo de serviço pode ser repassado por agências de marketing.
Eu, particularmente, gosto muito de fazer esse tipo de trabalho porque me permite ser criativa e trazer soluções para resolver o problema do cliente.
6) Conteúdo patrocinado
Escrever matérias de conteúdo patrocinado. Sabe aquelas reportagens feitas sob encomenda por empresas para um determinado evento, lançamento ou mesmo para vender um produto ou serviço?
Você pode escrever esse tipo de conteúdo. No geral, veículos de comunicação têm um setor que cuida somente da produção deste tipo de material.
Novamente, vale voltar à dica número 1 e acionar sua rede de contatos, caso você não conheça as pessoas que podem te repassar estes trabalhos.
E quando for chamado, mostre seu valor para que você seja lembrado em futuros projetos.
7) Serviços de revisão
Revisão. Sim, por que não? Se Língua Portuguesa é o seu forte, você pode revisar um anuário de uma grande empresa, uma revista mensal, revisar os textos de um site.
Esse tipo de serviço você consegue tanto nas agências de marketing, quanto nas assessorias e veículos de comunicação.
É claro que há outros campos de trabalho, mas eu listei aqui as que mais funcionaram para mim e que podem funcionar para você que quer se enveredar nesta vida empreendedora.
Link: 5 dicas para melhorar seu trabalho em casa
Independência financeira
Se você tem vontade de ganhar dinheiro de forma consistente na internet e sonha em ter seu próprio negócio, eu recomendo você conhecer o Fórmula Negócio Online, treinamento em marketing digital do Alex Vargas.
Ele é tão completo que funciona mesmo se você não investir nada.
Pra você ter uma ideia, o Alex já ensinou mais de 100 mil alunos a ganhar dinheiro com a internet e com certeza vai te ensinar tudo passo a passo, clique a clique.
Se você quiser saber mais sobre o Fórmula Negócio Online, CLIQUE AQUI para ter acesso a uma oferta especial. Eu recomendo que você assista ao vídeo do Alex até o fim.
Eu espero que este artigo tenha sido útil pra você. Não perca os artigos do site Midiatreino, acompanhe minhas redes sociais, se inscreva no meu canal no YouTube e deixe o seu comentário.
Até a próxima.
Deixe um comentário