Na boa, passar horas fazendo Reels, Tiktok, carrossel para redes sociais, escrevendo artigo, gravando vídeo para o YouTube, tudo isso tem um preço. E ele atende por dois nomes: cansaço mental e culpa.
Neste artigo, eu vou te mostrar que o mais importante na produção de conteúdo é o bom conteúdo, e para isso, você precisa estar com a cabeça boa.
A vida do redator de conteúdo não é fácil e quando a gente tem um negócio, deseja mais do que nunca prosperar com ele. Trabalho com isso o tempo todo. São posts, vídeos, artigos, roteiros para vídeos, e pesquisa, pesquisa e muita pesquisa.
Então, a gente vai com tudo gravar vídeo, aparecer em tudo quanto é plataforma. Faz isso 1 mês, 2, 6 meses, até que bate aquele cansaço e você simplesmente para sua produção de conteúdo, trava e se sente culpado.
Por que isso acontece? Porque você simplesmente fica esgotado. Cada dia mais você é absorvido por uma necessidade insana de produzir mais e mais conteúdo.
Ah, porque para meu Instagram crescer eu tenho que gravar 3 Reels por semana, fazer live, postar x enquetes nos Stories e por aí vai.
Para bombar meu canal no YouTube eu tenho que postar dois vídeos por semana e fazer lives.
Se eu postar um artigo com 2.500 palavras a cada semana e fizer todas as técnicas de SEO, meu blog vai estourar.
De fato, as chances de você conquistar um bom espaço na internet são grandes fazendo isso tudo.
Mas me diz uma coisa: que horas você vai trabalhar no seu negócio? Porque indo por esse caminho, você vai pirar!
Produção de conteúdo x EUpresário
A realidade de quem está começando sem dinheiro não permite ficar só na produção de conteúdo. Tem que trabalhar para pagar as contas. Ou você acha que esse povo todo que trabalha com marketing digital faz tudo sozinho? Não faz não, eles têm equipes.
Quando você é um EUpresário iniciante e está ansioso para crescer, a dica para sua empresa prosperar é ter um planejamento.
Sim, a palavra aqui é planejamento, que vem antes da estratégia.
O planejamento irá te permitir traçar metas de curto, médio e longo prazo.
Lembre-se que você tem um negócio e não pode ficar boa parte do seu tempo gravando e escrevendo conteúdo.
Então, eleja algumas plataformas para estar presente e se dedique a elas com frequência.
Não caia na ilusão de que dá para fazer tudo bem feito postando em todas as redes porque não vai funcionar. Não fazendo tudo sozinho.
A boa produção de conteúdo requer um conteúdo de valor. É nele que deve estar o seu foco.
Então, se você quer crescer seu canal no YouTube, se dedique a isso, crie uma regularidade na publicação de vídeos e tenha esse compromisso.
Eu, particularmente, uso o YouTube para me conectar com a minha audiência, o Instagram para mostrar o meu trabalho e ser encontrada pelos meus clientes, e o meu blog em que falo de empreendedorismo.
Multiplicação do conteúdo
A segunda dica é fazer o milagre da multiplicação do conteúdo. Se você quiser aprender a fazer isso, separe um tempo e assista a minha aula aqui embaixo. Nela, eu ensino como você pode ter sempre ideias de conteúdo e quais as ferramentas que podem te ajudar a filtrar os melhores temas para o seu nicho.
Planeje, planeje, planeje
Depois do planejamento, você deve ter uma estratégia. Qual a mensagem que você quer passar para a sua audiência em um determinado mês?
Qual o seu plano de ação durante seis meses? Como esse plano será executado?
Não se sinta culpado
Por último, a dica que eu considero a mais importante: produza o conteúdo possível, porém bem planejado. Não se sobrecarregue e respeite o seu tempo.
Como empreendedor iniciante, você tem que se dedicar ao seu trabalho, e produzir conteúdo precisa ser um processo viável para o seu negócio, principalmente se você for um EUpresário.
Não se sinta culpado por não conseguir fazer 10 stories por dia, gravar 3 Reels por semana. Crie uma rotina constante e siga, mas não vire um escravo dela.
É por isso que o planejamento e a estratégia são fundamentais: para que você consiga produzir o conteúdo possível, porém de qualidade, que gere valor para a sua audiência.
Conheça bem a sua persona
Além disso, saiba com quem você está falando. Conheça bem a sua persona, a pessoa que irá comprar o seu produto ou serviço.
Estabeleça uma linguagem própria para se comunicar com ela, para que vocês se conectem.
Conquiste as pessoas pela emoção. Analise quais conteúdos, dentro do seu segmento, você pode fazer que toque na emoção das pessoas.
A persona precisa confiar em você, naquilo que você diz. Só então ela levará em conta a ideia de comprar algo que você esteja oferecendo para ela comprar.
Um conteúdo de sucesso é uma espécie de “moeda social”, ou seja, as pessoas precisam enxergar algum valor nele. Só assim ele terá relevância.
E não esqueça de fazer uma chamada para a ação no seu conteúdo, que funciona como uma espécie de empurrão para uma curtida, uma inscrição no canal ou mesmo uma venda.
Como ter uma rotina mais saudável
Mas se você chegou até aqui e passou por todo esse sofrimento de ficar sobrecarregado criando conteúdo, como você sai disso e adota uma rotina mais saudável?
1-Em primeiro lugar, estabeleça um fluxo de trabalho.
2-Crie uma linha editorial, ou seja, defina os assuntos que você sempre irá falar com a sua audiência.
3-Mantenha suas ideias bem organizadas. Crie pastas no seu computador e guarde inspirações nelas.
4-Trabalhe com palavras-chave do seu nicho que são mais relevantes para o seu público.
5-Defina responsabilidades e tenha domínio sobre o objetivo das tarefas.
6-Planeje as formas de distribuição dos conteúdos. E volto a lembrar que você não precisa postar em tudo quanto é lugar. Eleja suas prioridades e se dedique a elas.
Leia mais: Como influenciar pessoas na internet: 2 gatilhos poderosos
Produção de conteúdo de qualidade aumenta o alcance do seu negócio, principalmente se você está começando agora.
Gera valor para o seu público, engaja a audiência e pode ser utilizado para capturar, nutrir e educar a sua audiência.
Além disso, a produção de conteúdo conta com a facilidade de mensurar os resultados, a baixo custo, o que é ótimo para quem está começando.
Ninguém está livre do cansaço mental. Ele ocorre quando nosso cérebro fica sobrecarregado de informação captada ao longo do dia, seja por meio do trabalho ou através das redes sociais.
E pode parecer meio óbvio o que eu vou dizer, mas a melhor forma de combater o cansaço mental é descansando.
Se você travou e está realmente exausto, pare tudo e se cuide.
Procure dormir pelo menos 8 horas por dia, se alimente de forma equilibrada e tenha um hobby ou uma atividade que te dê alguma alegria durante o dia.
Tire uns dias de folga e faça um detox. Se afaste das redes sociais e realmente descanse a sua cabeça. Viaje para um lugar, saia da rotina, mas evite ficar futucando o celular.
Caso você esteja sofrendo com insônia, ansiedade, medo ou até pânico, não hesite em procurar ajuda médica.
Você precisa estar bem com você mesmo para só então conseguir produzir conteúdo de valor. Tenha sempre isso em mente e tudo dará certo.
Não perca os artigos do site Midiatreino, acompanhe minhas redes sociais e se inscreva no meu canal no YouTube.
Até a próxima.
Deixe um comentário