Neste artigo gostaria de compartilhar minha experiência de ser jornalista e trabalhar por conta própria, como Microempreendedor Individual (MEI).
É uma boa? Dá pra viver bem? Ou é uma roubada? A pessoa corre risco de ter muito trabalho num mês e no outro ficar a ZERO?
Antes de responder se trabalhar por conta própria é uma boa ou não, a primeira pergunta que me fiz foi: você quer? Sim, porque não é fácil.
A partir do momento em que disse SIM, fiz o que todo profissional que valoriza sua carreira faz: investi em mim e na empresa.
E o que isso quer dizer na prática? No meu caso, era começar pequeno, mas começar de forma decente, mas com QUALIDADE.
Significava ter um computador eficiente para produzir textos, ter um pacote de internet ajustado às necessidades e apostar num celular de qualidade com ampla capacidade de memória, porque jornalista recebe material…
Acredite, resolvo muito pepino pelo celular, edito vídeos, várias coisas.
Vale muito a pena ter um aparelho mais moderno porque ele pode te salvar quando você menos espera.
Trabalhar por conta própria em casa
Desde o início optei por não ter uma sede própria e trabalhar por conta própria em home office.
Essa decisão foi muito acertada porque pouco tempo depois veio a pandemia e eu já estava preparadíssima e ajustada aos novos tempos.
Confesso que sendo fã de maquiagem ando meio com preguiça de rebocar a cara, mas assim como um trabalho como outro qualquer, tenho horário para começar e terminar meu dia e me arrumo para trabalhar.
A diferença é que, ao trabalhar por conta própria, agora tenho meu cachorro me fazendo companhia.
Leia mais: Procurando freelas? Veja 7 dicas valiosas
É uma boa ser patroa de si mesma? Sim, é ótimo. Dá para viver bem ou é uma roubada? Dá pra viver sim e não é uma roubada.
Mas as prioridades passam a ser outras. Além de jornalista, você precisa ser empreendedora, vender o seu peixe.
Muitas vezes você quer só apurar uma matéria, mas precisa também cuidar do seu marketing pessoal, emitir nota fiscal, prestar contas para seus clientes, fazer relatórios, fazer planejamento.
É por isso que a primeira pergunta que me fiz foi: você quer?
Quando você tem essa vontade bem forte dentro do seu coração, o medo, a insegurança, tudo isso fica pequeno porque o seu desejo de acertar e fazer as coisas acontecerem é muito maior.
Mas se eu pudesse resumir em uma só dica o que é fundamental para dar certo como jornalista MEI, ou jornalista empreendedora, é ter pelo menos dois clientes fixos.
Eles são fundamentais para que você tenha segurança financeira para pagar suas contas e não se preocupar com o volume de serviço.
Mas clientes fixos são só a base: normalmente, atendo várias demandas, mas são com os fixos que eu sempre posso contar nos meses de vacas magras.
Independência financeira
Se você tem vontade de ganhar dinheiro de forma consistente na internet e sonha em ter seu próprio negócio, eu recomendo você conhecer o Fórmula Negócio Online, treinamento em marketing digital do Alex Vargas.
Pra você ter uma ideia, o Alex já ensinou mais de 100 mil alunos a ganhar dinheiro com a internet e com certeza vai te ensinar tudo passo a passo, clique a clique.
Se você quiser saber mais sobre o Fórmula Negócio Online, CLIQUE AQUI para ter acesso a uma oferta especial. Eu recomendo que você assista ao vídeo do Alex até o fim.
Eu espero que este artigo tenha sido útil pra você.
Não perca os artigos do site Midiatreino, acompanhe minhas redes sociais, se inscreva no meu canal no YouTube e deixe o seu comentário.
Até a próxima.
Deixe um comentário